Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática

A LETI no ISCTE-IUL foi a primeira licenciatura em Portugal a formar engenheiros capazes de actuar na fronteira entre as Telecomunicações e a Informática respondendo aos desafios tecnológicos da Sociedade da Informação do século XXI.

Apresentação

A Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática (LETI) tem a duração de 3 anos e corresponde ao 1º ciclo de estudos do Processo de Bolonha. A LETI forma profissionais com capacidade para actuar de forma eficaz nas áreas científicas das Telecomunicações, da Informática e na fronteira entre as duas. Esta formação é atualmente necessária para um desempenho de elevada qualidade num mundo caracterizado por uma cada vez maior convergência entre os domínios das Telecomunicações e da Informática, o que torna a LETI um dos cursos mais vocacionados para o mercado de trabalho, não só em Portugal mas também no resto do mundo.

A LETI prepara os licenciados para fazerem face a um ambiente profissional cada vez mais competitivo e dinâmico, tanto em termos dos conhecimentos técnicos nos principais sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos, como nos soft skills (e.g., trabalho em equipa, técnicas de apresentação e comunicação, etc.) necessários para uma rápida e eficaz integração no mundo do trabalho.

Para além da formação teórica, a LETI proporciona também uma forte formação prática, que garante as capacidades para lidar simultaneamente com os desafios de engenharia nas áreas das Telecomunicações e da Informática, tanto ao nível da implementação e manutenção de sistemas de telecomunicações, serviços, redes e sistemas informáticos, como na identificação e resolução de problemas nestas áreas.

Assim, a LETI proporciona aos seus licenciados um amplo leque de escolhas profissionais e uma elevada empregabilidade, preparando-os ainda para o ingresso num curso de 2º ciclo, como o Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática (METI) detentor da Marca de Qualidade EUR-ACE.

Por estas razões, a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática é a escolha acertada para a todos os estudantes que tenham particular interesse nas modernas tecnologias de informação e comunicação, e que gostem dos desafios permanentes associados à evolução destas tecnologias, quer em ambiente empresarial, quer em ambiente de investigação científica de topo.

O LETI foi reconhecido pela ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education, entidade europeia responsável pela emissão da Marca de Qualidade EUR-ACE e representada em Portugal pela Ordem dos Engenheiros, como um curso de referência e qualidade no Ensino Superior, atribuindo aos seus formandos o título de EURopean ACcredited Engineer.

        

CONTACTOS
Diretor de Curso
Prof. Doutor Paulo Nunes
Escola de Tecnologias e Arquitectura
Avenida das Forças Armadas
1649-026 Lisboa PORTUGAL
Telefone: + 351 210464013
Video Center 40 Anos iscte-iul associação de estudantes clube iscte-iul loja online