Department of Social and Organizational Psychology

Faculty

Ana Santos Invited Senior Assistant
Qualificações
  • Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações, Instituto Superior Psicologia Aplicada

Contactos
Email:ampcs@iscte.pt
Extensão:217903278
Gabinete:D2.06

CV
Andrea Fontes -
Qualificações
  • Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • Licenciatura em Psicologia, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
  • - em Organização e Gestão de Empresas, ISCTE

Contactos
Email:Andrea_Fontes@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:0W04

CV
Augusta Gaspar Invited Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Antropologia, especialidade Antropobiologia, Universidade Nova de Lisboa
  • Mestrado em Mestrado em Etologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Educacional, Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Áreas de investigação
  • Psicologia das emoções
  • Biopsicologia
Principais publicações:
  • Gaspar, A & Esteves, F (2012). Preschoolers faces in spontaneous emotional contexts ? how well do they match adult facial expression prototypes? International Journal of Behavioral Development. DOI: 10.1177/0165025412441762
  • Bard, K., Gaspar, A & Vick, SJ (2011). Chimpanzee faces under the magnifying glass: Emerging methods reveal cross-species similarities and individuality. In A. Weiss, J King, & L. Murray (Eds.), Personality and Temperament  in Nonhuman primates (pp. 193-231). New York: Springer.
  • Castro, R., Gaspar, A., Vicente, L. (2010). The Evolving Empathy: hardwired bases of human and non-human primate empathy. Psicologia, XXIV(2): 131-152
  • Gaspar, A. (2007, editor). Evolução e Criacionismo – Uma relação impossível. Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições, Coleccção Dragões do Éden
  • Gaspar, A. (2006). Universals and individuality in facial behavior.past and future of an evolutionary perspective. Acta Ethologica 9:1-14
  • Gaspar, A. D. (1999). Da Psicologia à Biologia Evolutiva: para uma abordagem integrada da personalidade. Psicologia vol XII(2):293-320.
  • Gaspar, A, Carvalho, C, Esteves, F & Jesus, G (2005). Human – Pan Comparative facial behavior: Action Units, gestalten and signaling of individual qualities. Emotion Researcher 20,3: 5-6
Contactos
Email:Augusta.Gaspar@iscte.pt
Extensão:217903211
Gabinete:AA1.32

CV
Carla Moleiro Assistant Professor
  • Director de Unidade de Investigação CIS-IUL
Qualificações
  • Pós-Graduação em Psicoterapia Comportamental e Cognitiva, APTCC
  • Doutoramento em Psicologia Clínica, University California Santa Barbara
  • Mestrado em Mestrado em Psicologia de Aconselhamento, University California Santa Barbara
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Psicologia clínica, psicoterapia e saúde mental
  • minorias étnicas e imigrantes
  • LGBT
  • crianças e famílias vulneráveis
Principais publicações:
  • Moleiro, C., Marques, S & Gonçalves, P. (2010). Cultural Diversity Competencies in Child and Youth Care Services in Portugal: Development of two measures and a brief training program. Children and Youth Services Review. doi: 10.1016/ j.childyouth.2010.11.022
  • Moleiro, C. & Gonçalves, M. (2010). Saúde na Diversidade: Desenvolvimento de serviços de saúde mental sensíveis à cultura. Análise Psicológica, 28 (3), 505-515.
  • Moleiro, C., & Beutler, L.E. (2009). Clinically significant change in psychotherapy for depressive disorders. Journal of affective disorders. 115, 220–224.
  • Moleiro, C., & Beutler, L.E. (2008). Change Factors in Depression and Substance Use Treatment: A longitudinal integrative model. Mental Health and Substance Use: dual diagnosis, 1(1), 64-83.
  • Neufeldt, S. A., Pinteris, E. J., Moleiro, C., Lee, T. E., Yang, P. H., Brodie, R. E., & Orliss, M. J. (2006). How do graduate student therapists incorporate diversity factors in case conceptualization? Psychotherapy: Theory, Research, Practice, Training (Special issue: Culture, Race, and Ethnicity in Psychotherapy), 43(4), 464-479.
  • Carvalhosa, S., Moleiro, C., & Sales, C. (2009). A situação do bullying nas escolas portuguesas. Interacções, 13, 125-146.
  • Faria, H. P., Barros, L. & Moleiro, C. (2009). Parents and nurses’ behaviors associated with child distress during routine immunization. Journal of Pediatric Psychology, 35(6), 602-610.
  • Carvalhosa, S., Moleiro, C., & Sales, C. (2009). The situation of violence in Portuguese schools. International Journal of Violence and School, 9, 57-78.
  • Moleiro, C. & Pinto, N. (2009). Diversidade e Psicoterapia: Expectativas e experiências de pessoas LGBT acerca das competências multiculturais de psicoterapeutas. Revista Ex Aequo, 20, 159-172.
  • Moleiro, C., Silva, A., Rodrigues, R. & Borges, V. (2009). Health and Mental Health Needs and Experiences of Minority Clients in Portugal. International Journal of Migration, Health and Social Care, 5(1), 15-24.
Contactos
Email:Carla.Moleiro@iscte.pt
Extensão:217650223
Gabinete:AA1.16

CV
Carla Sofia Mouro Invited Assistant Professor
Contactos
Email:carla.mouro@iscte.pt
Extensão:217903044
Gabinete:AA1.19

CV
Cecília Aguiar Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP
  • Pós-Graduação em Psicologia (Intervenção Precoce), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - UP

Áreas de investigação
  • Qualidade em educação pré-escolar
  • Participação social em contextos pré-escolares
  • Aceitação social de crianças com incapacidades
  • Qualidade em intervenção precoce
Principais publicações:
  • A training program to improve IFSP/IEP goals and objectives through the routines-based interview
  • Effects of home environment and center-based child care quality on children?s language, communication, and literacy outcomes
  • Consistency of toddler engagement across settings
  • Early Childhood Intervention in Portugal: An Overview Based on the Developmental Systems Model
  • Quality of individualized education program goals of preschoolers with disabilities
  • Assessing the quality of Portuguese child care programs for toddlers
  • Classroom quality and social acceptance of preschoolers with disabilities
  • La consistance de l'intervention éducative parentale: La qualité de l?environnement familial et les comportements interactifs de la mère
  • Influence of structural features on Portuguese toddler child care quality
Contactos
Email:Cecilia.Rosario.Aguiar@iscte.pt
Extensão:217650201
Gabinete:AA1.01

CV
Cristina Camilo Invited Assistant Professor
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Email:Cristina_Camilo@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
David Filipe Rodrigues Invited Assistant Professor
Contactos
Email:David_Filipe_Rodrigues@iscte.pt
Extensão:217903056
Gabinete:AA1.21

CV
Diana Maria Prata Invited Assistant Professor
Contactos
Email:Diana.Maria.Prata@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Diniz Lopes Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Instituto Superior Psicologia Aplicada

Principais publicações:
  • Group heterogeneity and social validation of everyday knowledge: The mediating role of perceived group participation
  • Black Immigrants in Portugal: Luso–Tropicalism and Prejudice
  • Social Validation of Everyday Knowledge: Heterogeneity and Consensus Functionality
Contactos
Email:diniz.lopes@iscte.pt
Extensão:217650216
Gabinete:AA1.11

CV
Eunice Magalhães Invited Assistant Professor
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Email:Eunice_Magalhaes@iscte.pt
Extensão:217903278
Gabinete:-

CV
Fernanda Paula Martins e Castro Associate Professor with aggregation
  • Director do Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade
Qualificações
  • Agregação em Psicologia Social, ISCTE-IUL
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • psicologia social do ambiente
  • representações sociais
  • public understanding of science
  • memoria social
Principais publicações:
  • Castro, P., Batel, S., Devine-Wright, H., Kronberger, N., Mouro, C., Weiss, K., & Wagner, W. (2010). Redesigning nature and managing risk: Social representation, change and resistance. In M.K. Tolba, S. Soliman, & A. Abdel-Hadi (Eds.), Environment, Health and Sustainable Development. Hogrefe & Huber Publishers.
  • Castro, P., Correia, R., & Lima, M.L. (2006). A double pattern of representation – work accidents in the Portuguese Press, In C. Guedes Soares & E. Zio (Eds.) Safety and Reliability for Managing Risk (vol 1, pp. 277-283). London: Taylor & Francis.
  • Castro, P. (2004). Cultura científica e percepções do papel da ciência em matérias ambientais - Portugal no contexto da União Europeia. In L. Lima, J. Vala & M.V. Cabral (Eds.) Ambiente e Desenvolvimento (pp. 79-111). Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
  • 1. Castro, P. (2003). Dialogues in social psychology, or how new are new ideas. In J. Laszlo & W. Wagner (Eds.), Theories and controversies in societal psychology (pp. 32-54). Budapest: New Mandate
  • M.B. Monteiro, & P. Castro (Eds.) (1997). Cada cabeça sua sentença: ideias dos adultos sobre as crianças. Lisboa: Celta.
  • Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology, DOI 10.1007/s10464-010-9391-0
  • Sobral, J. M., Lima, M. L., Sousa, P. S., & Castro, P. (2009). Perante a Pneumónica: a Epidemia e as Respostas dos Agentes da Saúde Pública e dos Agentes Políticos em Portugal (1918/1919). Vária História, 25 (42), 377-402
  • Batel, S. & Castro, P. (2009). Reification and consensualization in communication: An analysis of the impacts of two distinctive discursive formats. Journal for the Theory of Social Behaviour, 39, 415-433.
  • Castro, P., & Batel, S. (2008). Social representation, change and resistance: on the difficulties of generalizing new norms. Culture & Psychology, 14, 477-499.
  • Castro, P. (2006). Applying social psychology to the study of environmental concern and environmental worldviews: some contributions from social representations approach. Journal of Community and Applied Social Psychology, 16, 247-266.
  • Lima, M.L. & Castro, P. (2005). Cultural theory meets the community: worldviews and local issues. Journal of Environmental Psychology, 25, 23-35.
  • Castro, P. & Gomes, I. (2005). Genetically Modified Organisms in the Portuguese Press: thematisation and anchoring. Journal for the Theory of Social Behaviour, 35, 1-18.
  • Castro, P. (2003). Pensar a natureza e o ambiente – alguns contributos a partir da Teoria das Representações Sociais. Estudos de Psicologia (Brasil), 8, 263-272
  • Castro, P. (2002). Notas para uma leitura da Teoria das Representações Sociais em S. Moscovici. Análise Social , 37, 949-979.
  • Castro, P. & Lima, L. (2001). Old and new ideas about the environment and science: an exploratory study. Environment and Behavior, 33, pp. 400-423.
Contactos
Email:paula.castro@iscte.pt
Extensão:217903217
Gabinete:AA1.17

CV
Francisco Esteves Visiting Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia, UPPSALA University - Suécia
  • Licenciatura em Psicologia, UPPSALA University - Suécia

Contactos
Email:francisco.esteves@iscte.pt
Extensão:217903214
Gabinete:AA1.14

CV
Inês Ratinho -
Qualificações
  • Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa

Contactos
Email:Ines_Ratinho@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:0W04

CV
Isabel Correia Associate Professor with aggregation
  • Presidente da Comissão Científica do Departamento de Psiologia Social e das Organizações
  • Director do Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Qualificações
  • Agregação em Psicologia Social e das Organizações, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Políticas e Gestão de Recursos Humanos, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Psicologia Social da Justiça
  • Bullying
  • Percepção de vítimas
  • Teoria da Crença no Mundo Justo
Principais publicações:
  • Correia, I., & Dalbert, C. (2007). Belief in a just world, justice concerns, and well-being at Portuguese schools. European Journal of Psychology of Education, 22, 421-437.
  • Aguiar, P., Vala, J., Correia, I., & Pereira, C. (2008). Justice in our world and in other's world: Belief in a just world and reactions to victims. Social Justice Research, 21, 50-68. DOI 10.1007/s11211-007-0059-3
  • Alves, H. & Correia, I. (2008). On the normativity of expressing the belief in a just world: Empirical evidence. Social Justice Research, 21, 106-118. DOI 10.1007/s11211-007-0060-x
  • Correia, I., Kamble, S.V., & Dalbert, C. (2009). Belief in a Just World and Well-Being of Bullies, Victims and Defenders. Anxiety, Stress and Coping, 22, 497-508. DOI: 10.1080/10615800902729242
  • Alves, H. & Correia, I. (2009). A first approach to social norms regarding reactions towards innocent and noninnocent victims. Portuguese Journal of Social Science, 8, 133-145. DOI:101386/pjss.8.2.133/1.
  • Gago, A.R., & Correia, I., (2010). Reacções à injustiça no trabalho: Impacto da CMJ, da justiça procedimental e da justiça distributiva [Reactions to injustice in the workplace: Impact of belief in a just world, procedural justice and distributive justice]. Análise Psicológica, 28, 59-70.
  • Correia, I., (2010). Psicologia Social da Justiça: Fundamentos e desenvolvimentos teóricos e empíricos [Social psychology of justice: Theoretical and empirical developments]. Análise Psicológica, 28, 7-28.
  • Correia, I., Alves, H., Almeida, A., & Garcia, D. (2010). Norms regarding secondary victimization of bullying victims: Do they differ according to the victim’s categorization? Scandinavian Journal of Psychology. 51, 164-170. DOI: 10.1111/j.1467-9450.2009.00732.x
  • Alves, H. & Correia, I. (2010). The strategic expression of the personal and general belief in a just world. European Psychologist. 15, 202-210. DOI: 10.1027/1016-9040/a000020
  • Almeida, A., Correia, I., & Marinho, S. (2010). Moral disengagement, normative beliefs of peer group and attitudes regarding roles in bullying. Journal of School Violence, 9, 23-36. DOI: 10.1080/15388220903185639
  • Correia, I., Batista, M.T. & Lima, M.L. (2009). Does the belief in a just world bring happiness? Causal relationships among belief in a just world, life satisfaction and mood. Australian Journal of Psychology, 61, 220-227. DOI: 10.1080/00049530802579515
  • Correia, I., Vala, J., & Aguiar, P. (2007). Victim’s innocence, social categorization and the threat to the belief in a just world. Journal of Experimental Social Psychology, 43, 31-38. doi:10.1016/j.jesp.2005.12.010
  • Correia, I., & Dalbert, C. (2008). School Bullying: Belief in a Personal Just World of Bullies, Victims and Defenders. European Psychologist, 13, 248-254. DOI 10.1027/1016-9040.13.4.248
  • Alves, H. & Correia, I. (2010). Personal and general belief in a just world as judgment norms.  International Journal of Psychology. 45, 221-231. DOI: 10.1080/00207590903281120
Contactos
Email:isabel.correia@iscte.pt
Extensão:217650220
Gabinete:AA1.14

CV
Joana Alexandre Assistant Professor
  • Coordenador da unidade curricular Introdução à Psicologia Social
  • Coordenador da unidade curricular Avaliação Psicológica
Qualificações
  • Doutoramento em Doutoramento em psicologia social, ISCTE-IUL
  • Mestrado em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências Educação - UC

Áreas de investigação
  • Relações intergrupais
  • Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco
  • Violência em comunidades migrantes
  • Parentalidade em comunidades imigrantes e minorias étnicas
Principais publicações:
  • More than comparing with majorities: The importance of alternative comparisons between children from different minority groups.
Contactos
Email:joana.alexandre@iscte.pt
Extensão:217650208
Gabinete:AA1.07

CV
João Pedro Pizarro -
Qualificações
  • Mestrado em Ciências da Saúde, Universidade do Minho
  • Licenciatura em Neurofisiologia, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

Contactos
Email:Joao_Pedro_Pizarro@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:0W04

CV
Kinga Bierwiaczonek -
Qualificações
  • Mestrado Integrado em Master in Psychology , University of Wroclaw
  • Mestrado Integrado em Master in Theater, Ludwik Solski State Drama School in Cracow

Áreas de investigação
  • Acculturation
Principais publicações:
  • Socio-cultural Factors as Antecedents of Cross-Cultural Adaptation in Expatriates, International Students and Migrants: A Review
Contactos
Email:Kinga_Bierwiaczonek@iscte.pt
Extensão:217903948
Gabinete:D5.08

CV
Laura Catarina Alho Invited Assistant Professor
Contactos
Email:Laura.Catarina.Alho@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Lígia Amâncio Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Sociologia, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia e Ciências da Educação, Université de Paris VIII - Vincennes

Contactos
Email:ligia.amancio@iscte.pt
Extensão:217650204
Gabinete:AA1.03

CV
Lígia Monteiro Assistant Professor
  • Director do Seminário de Especialização em Conceção e Avaliação de Projetos
  • Diretor do Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Qualificações
  • Doutoramento em Doutoramento em Psicologia, Universidade Nova de Lisboa & ISPA - IU
  • Mestrado em Mestrado em Psicologia da Educação, ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Licenciatura em Licenciatura em Psicologia Educacional, ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Áreas de investigação
  • Vinculação (análise das redes)
  • Parentalidade
  • Envolvimento paterno
  • Interacções entre pares / relações de amizade
  • Solidão social no pré-escolar
Contactos
Email:Ligia.Monteiro@iscte.pt
Extensão:217650202
Gabinete:AA1.01

CV
Margarida Vaz Garrido Assistant Professor
  • Director do Doutoramento em Psicologia
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia Cognitiva, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Cognição Social Situada
  • Formação de Impressões de Personalidade: representação cognitiva e recuperação de informação acerca de pessoas e grupos
  • Recuperação de informação social em contextos de interferência e de inibição
  • Cognição social distribuída: codificação e recuperação colaborativa de informação social
  • Formação de impressões socialmente situadas
  • Influência de contextos ambientais na percepção de pessoas
  • Ancoragem Espacial da Política
  • Corporalização da Linguagem
  • Cognição Multimodal
Principais publicações:
  • Enhancing the Comparability Between Part-List Cueing and Collaborative Recall
  • Hard to recall but easy to judge: Retrieval strategies in social information processing
  • Effects of correspondence between encoding and retrieval organization in social memory
  • Grounding person memory in space: Does spatial anchoring of behaviors improve recall?
  • False Memories and Impressions of Personality
  • The sound of time: Cross-Modal Convergence in the Spatial Structuring of Time
  • Better when together? Effects of distributed cognition in impression formation and person memory
  • Ambivalence and conservation behaviour: An exploratory study on the recycling of metal cans
Contactos
Email:margarida.garrido@iscte.pt
Extensão:217650212
Gabinete:AA1.09

CV
Maria Luísa Lima Professor
Qualificações
  • Agregação em Psicologia Social do Ambiente, ISCTE-IUL
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Psicologia Social da Saúde
  • Psicologia Social do Ambiente
  • Psicologia Social do Envelhecimento
Principais publicações:
  • Bernardes, S., & Lima, M.L. (2011). On the contextual nature of sex-related biases in pain judgments: The effects of pain duration, patient’s anxiety symptoms and judge’s sex. European Journal of Pain., 15 (9), 950-957. doi: 10.1016/j.ejpain.2011.03.010
  • Barnett, J., McConnon, A., Kennedy, J., Raats, M., Shepherd, R., Verbeke, W., Fletcher, J., Kuttschreuter, M., Lima, M.L., Wills, J., & Wall, P. (2011). Development of strategies for effective communication of food risks and benefits across Europe: Design and conceptual framework of the FoodRisC project. BMC Public Health 11:308 doi:10.1186/1471-2458-11-308
  • Coudin, G., & Lima, M.L. (2011). Bien vivre l’avancée en âge. Humanisme et Entreprise - Revue Multidisciplinaire sur le Management des Organisations, 302, 61-84
  • Coudin, G., & Lima, M.L. (2011). Being Well as Time Goes By: Future Time Perspective and Well-­‐Being. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 11(2), 219-232
  • Bernardes, S., & Lima, M.L. (2011). A contextual approach to sex-related biases in pain judgments: The moderator effects of medical evidence and patients' distress cues on nurses' judgments of chronic low-back pain. . Psychology & Health. 1:1-17. Epub ahead of print. DOI: 10.1080/08870446.2011.553680
  • Serrano, F.C., Lima, M.L., Lopes, C., Almeida, J.P., & Branco, J. (2011). Factor V Leiden and Prothrombin G20210A in Portuguese Women with Recurrent Miscarriage: Is it Worthwhile to Investigate?. Archives of Gynecology and Obstetrics. 284(5), 1127-1132. DOI 10.1007/s00404-010-1834-1
  • Lima, M.L., Marques, S., & Moreira (2011). A House in the Woods". Values, Attitudes and Behaviours towards Forests. EcoPsychology, 2(1), 87-100.
  • Marques, S., & Lima, M.L. (2011). Living in grey areas: Industrial activity and psychological health. Journal of Environmental Psychology, 31 (4), 314-322. DOI 10.1016/j.jenvp.2010.12.002
  • Bernardes, S.F., & Lima, M.L. (2010). Being less of a man or less of a women: Perceptions of chronic pain patients’ gender identities. European Journal of Pain. 14(2), 194-199
  • Correia, I., Batista, M.T., & Lima, M.L. (2009). Does the belief in a just world bring happiness? Causal relationships among belief in a just world, life satisfaction and mood. Australian Journal of Psychology 61(4), 220 - 227
  • Sobral, J.M., Lima, M.L., Sousa, P.S., & Castro, P. (2009). Perante a Pneumónica: a Epidemia e as Respostas dos Agentes da Saúde Pública e dos Agentes Políticos em Portugal (1918/1919). Vária História, Belo Horizonte, vol 25, nº 42, 377-402
  • Bernardes, S., Keogh, E., & Lima, M.L. (2008). Bridging the Gap between Pain and Gender Research: A Selective Literature Review. European Journal of Pain, 12, 427-440
  • Gonçalves, S.P. Silva, S.A., Lima, M.L., & Melià, J.L. (2008). The impact of work accidents experience on causal attributions and worker behaviour. Safety Science, 46, 992-1001
  • Niza, C., Silva, S., & Lima, M.L. (2008). Occupational accident experience: association with workers’ accident explanation and definition. Safety Science, 46, 959-971
  • Melià, J.L., Mearns, K., Silva, S.A., & Lima, M.L. (2008). Safety climate responses and the perceived risk of accidents in the construction industry. Safety Science, 46(7), 949-958
  • Lima, M.L. (2006). Predictors of Attitudes towards the Construction of a Waste Incinerator: Two Case Studies. Journal of Applied Social Psychology, 36, 441-466
  • Bernardes, S., & Lima, M.L. (2006). Age differences in control beliefs regarding Health: Measuring control, strategy and capacity with a newly developed instrument. British Journal of Health Psychology,11(3), 357-371
  • Serrano, F., & Lima, M.L. (2006). Recurrent miscarriage: Psychological and relational consequences for couples. Psychology and Psychotherapy - Theory Research and Practice, 79, 585-594
  • Lima, M.L., & Castro, P. (2005). Cultural Theory Meets the Community: Worldviews and Local Issues. Journal of Environmental Psychology, 25, 23-35.
  • Lima, M.L., & Marques, S. (2005). Towards successful SIA follow-up: a case study of psychosocial monitoring of a solid waste incinerator in the North of Portugal. Impact Assessment and Project Appraisal, 23(3), 227-233.
  • Marques Pinto, A., Lima, M.L., & Lopes da Silva, A. (2005). Fuentes de estrés, burnout y estratégias de coping en profesores portugueses. Revista de Psicologia del Trabajo y de las Organizaciones, 21(1-2), 125-143
  • Lima, M.L., Barnett, J. & Vala, J. (2005). Risk Perception and Technological Development at a Societal Level. Risk Analysis, 25(5), 1229-1239
  • Bernardes, S., & Lima, M.L. (2005). Otimismo Comparativo e Percepções de Controlo face à Saúde na adolescência: Existirão Diferenças Etárias? Estudos de Psicologia, 10(3), 335-344.
  • Silva, S., Lima, M.L., & Baptista, M.C. (2004). OSCI: an Organisational and Safety Climate Inventory. Safety Science. 42(3), 205-220
  • Lima, M.L. (2004). On the influence of risk perception on mental health: Living near an incinerator. Journal of Environmental Psychology, 24(1), 71-84.
  • Castro, P., & Lima, M.L. (2001). Old and new ideas about the environment and science: an exploratory study. Environment and Behavior, 33,400-423.
  • Vala, J. , Lima, M.L., & Caetano, A. (1996). Mapping European Social Psychology: Co-word analysis of the communications at the 10th General Meeting of the EAESP. European Journal of Social Psychology, 26, 845-850
  • Batista, M.T., & Lima, M.L. (2013). Quem está comendo comigo?: Influência social indirecta no comportamento alimentar ambivalente. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(1), 113-121. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722013000100013 Q3 Psychology Miscellaneous
  • Andrade, C.C., Lima, M.L., Pereira, C.R., Fornara, F., & Bonaiuto, M. (2013). Inpatients' and Outpatients' satisfaction: The mediating role of perceived quality of physical and social environment. Health & Place, 21, 122-132. http://dx.doi.org/10.1016/j.healthplace.2013.01.013 (IF= 2.67 - Q1)
  • Andrade, C.C. , Hernández-Fernaud, E., & Lima, M.L. (2013). A better physical environment in the workplace means higher well-being? - A study with healthcare professionals, PsyEcology, 4 (1), 89-110. DOI: 10.1174/217119713805088324. Q4 - Applied Psychology
  • Calheiros, M.M., Lima, M.L., & Silva, C.S. (2012). Extravasamento Trabalho-Família: Quando é que as condições de trabalho contribuem para práticas maternas abusivas? Aletheia, 37, 23-41.
  • Raimundo, R., Marques-Pinto, A., & Lima, M.L. (2013). The Effects of a Social-Emotional Learning Program on Elementary School Children: The Role of Pupils' Characteristics. Psychology in the Schools, 50(2), 165-180. DOI: 10.1002/pits.21667 (IF=0,97, Q2 Psychology Miscellaneous)
  • Andrade, C.C., Lima, M.L., Fornara, F., & Bonaiuto, M. (2012). Hospital physical environment and users' well-being: Adaptation and validation of a measure on hospital' environment quality perception. Journal of Environmental Psychology, 32, 97-111
  • Raimundo, R., Carapito, E., Pereira, A.I., Marques-Pinto, A., Lima, M.L., & Ribeiro, M.T. (2012). School Social Behavior Scales: an Adaptation Study of the Portuguese Version of the Social Competence Scale from SSBS-2. Spanish Journal of Psychology, 15(3), 1473-1484. (IF=0,84, Q3) - http://dx.doi.org/10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.39431 - ISSN 1138-7416 Doi: 10.5209/rev_SJOP.2012.v15.n3.39431
  • Lima, M.L., Moreira, S., & Marques, S. (2012). Participatory Community Involvement in Planning Processes of Building Project - A Social Psychological Approach . Umweltpsychologie, 16(1), 68-87
Contactos
Email:luisa.lima@iscte.pt
Extensão:217650222
Gabinete:AA1.15

CV
Maria Manuela Calheiros Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Psicologia Social do Desenvolvimento e da Educação: A) Negligência e mau trato parental (contextos socioecológicos de risco e protecção nas crianças, família e comunidade) ; B) Contextos de risco, factores sociocognitivos e práticas parentais e desenvolvimento cognitivo e social das crianças.
  • Psicologia Social Comunitária: A) Comunidades em risco e prevenção de problemas de integração social; B) Políticas de intervenção na área da protecção de menores, educação, acção social e justiça;
  • Psicologia do Desenvolvimento, Educação e Aconselhamento Educacional
  • Desenho e avaliação de programas de intervenção social, na saúde, educação e justiça
Contactos
Email:maria.calheiros@iscte.pt
Extensão:217650209
Gabinete:AA1.07

CV
Marília Prada Invited Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e das Organizaçoes, ISCTE - IUL
  • Licenciatura em Psicologia Social, Instituto Superior Psicologia Aplicada

Principais publicações:
  • Alvos em movimento: O papel das características dos estímulos na Primação Afectiva
  • Prada, M., & Garcia-Marques, T. (2006). Normas da valência das imagens do Ficheiro de Imagens Multicategoriais (FIM). Laboratório de Psicologia, 4(1), 109-137
  • Prada, M., & Silva, R. (2008). De triunfante a terrível: Avaliação de valência e familiaridade de adjectivos em língua Portuguesa. Laboratório de Psicologia, 6(1), 25-47
  • Prada, M., & Garcia-Marques, T. (2008). Influência e Interferência: Cruzando dois paradigmas de primação afectiva. Psicologia – Emoção e comportamento social, Vol. XXII (2), 87-108.
  • Prada, M., & Garcia-Marques, T. (2008). Familiarity in the spotlight: Exploring the role of target familiarity in affective priming. International Journal of Psychology, Volume 43(3/4 ), 762.
  • Prada, M., Rodrigues, D., & Palma, T. (2009). 8 ou 80! Adaptação e validação da Escala Breve de Intensidade Afectiva. Laboratório de Psicologia, 7 (1), 85-99.
  • Prada, M., Silva, R., & Alves, H. (in press). Qual é coisa, qual é ela? Avaliação de Valência e Familiaridade de imagens de objectos desconhecidos.
  • Prada, M., Garcia-Marques, T., & Rodrigues, D. (submetido). Continuação do FIM – Normas de valência e familiaridade das imagens do Ficheiro de Imagens Multicategoriais.
Contactos
Email:Marilia_Prada@iscte.pt
Extensão:217650214
Gabinete:AA1.10

CV
Marta Osório de Matos Invited Assistant Professor
Contactos
Email:Marta.Matos@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:D5.08

CV
Mauro Bianchi Invited Assistant Professor
Contactos
Email:Mauro.Bianchi@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Patrícia Arriaga Assistant Professor
  • Diretor do Mestrado em Ciências em Emoções
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia Clínica e Psicopatologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada
  • Licenciatura em Psicologia, Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Áreas de investigação
  • Emoções
  • Saúde
  • Meios de Comunicação Social e Entretenimento
Principais publicações:
  • Providing preoperative information for children undergoing surgery: a randomized study testing different types of educational material to reduce children's preoperative worries
  • Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (2014). Atitudes infantis face aos cuidados de saúde e perceção de dor: papel mediador dos medos médicos.
  • Arriaga, P., Esteves, F., & Feddes, A. (2014). Looking at the (mis)fortunate of others while listening to music.
  • Emotional Gaming
  • Playing for better or for worse? Health and Social outcomes with electronic gaming
  • Rosa, P. J., Esteves, F., Arriaga, P. (2012). Ver ou não ver, eis a questão. A relação entre atenção visual seletiva e emoção.
  • Arriaga, P., Félix, N., & Ulrich, E. (2011). Psicologia das crises e das catástrofes: O importante papel de factores cognitivos e afectivos na percepção de risco de terrorismo. In Carvalho, M. (Coord.), Estudos sobre intervenção psicológica em situações de emergência, crise e catástrofe (pp. 7-32). Portimão: ISMAT.
  • Arriaga, P., Gaspar, A., & Esteves, F. (2011). Playing with violence: An updated review on the effects of playing violent electronic games.
  • Arriaga, P., Monteiro, M. B., & Esteves, F. (2011). Effects of playing violent Un(real) Tournaments on emotional desensitization and on aggressive behaviour. Journal of Applied Social Psychology, 41 (8), 1900–1925.
  • Matos, A., & Arriaga, P. (2010). O Impacto da exposição a imagens corporais na satisfação corporal e no comportamento alimentar. . In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 1349 - 1362).
  • Rodrigues, A., & Arriaga, P. (2010). Detecção da mentira e da veracidade em estudantes universitários: diferenças de género e sua relação com a inteligência emocional. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 3076 -3088)
  • Esteves, F., Arriaga, P., & Olsson, M., & Lundström, J. (2010). Psychophysiological effects of a putative human pheromone. Psychophysiology, 47, S103-S103
  • Rosa, P.J., Esteves, F. Arriaga, P. (2010). Attention and physiological responses to biologically relevant stimuli: An eye-tracking study using subliminal procedures, Psychophysiology, 47, S99-S99.
  • Arriaga, P., Franco, A., & Campos, P. (2010). Indução de emoções através de excertos musicais
  • Fernandes, S., & Arriaga, P. (2010). Considerações gerais sobre a definição e a avaliação da dor pediátrica.
  • Fernandes, S., Arriaga, P. (2010). The effects of clown intervention on worries and emotional responses in children undergoing surgery.
  • Arriaga, P., & Almeida, G. (2010). Fábrica de Emoções: A eficácia de excertos de filmes na indução de emoções
  • Rosa, P. J., Arriaga, P., & Esteves, F. (2009). Subliminal exposure to biologically relevant stimuli on affective and physiological states Psychophysiology, 46, Supplement 1, S52.
  • Olsson, M. J., Lundstrom, J. N., Esteves, F., Arriaga, P., McClintock, M. K. (2008). Effects of Androstadienone and Menstrual Cycle Phase on Flirting Behavior in Random Couples. Chemical Senses, 33 (8), S173-S174.
  • Arriaga, P., Monteiro, M. B., & Esteves, F. (2008). Factores mediadores e moderadores dos efeitos dos jogos electrónicos violentos na agressão interpessoal.
  • Esteves, F., Gaspar, A., & Arriaga, P. (2008). Introduction to the Special Issue on “Emotion and Social Behavior”: One hundred year old questions, novel paradigms and new findings on emotion. Psicologia, 21 (2), 5-10.
  • Arriaga, P., Esteves, F., Carneiro, P., & Monteiro, M. B. (2008). Are the effects of unreal violent videogames pronounced when playing with a virtual reality system? Aggressive Behavior, 34 (5), 521-538.
  • Arriaga, P., Esteves, F., & Monteiro, M. B. (2007). Violência em jogos electrónicos e reacções emocionais a imagens da vida real: a hipótese da dessensibilização.
  • Santos, I., Arriaga-Ferreira, P., Oliveira, J., Baptista, A., Fonseca, I., Pereira, S., & Valente, A. (2006). Electrophysiological response to food stimuli with different nutrient content. Psychophysiology, 43, S86-S86.
  • Arriaga Ferreira, P., Baptista, A., & Oliveira, J. (2006). Atractividade e comportamento agressivo. In Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (Vol. II), pp. 29-49.
  • Torneios (Ir)reais violentos em jogos electrónicos: efeitos psicológicos e sociais
  • Arriaga Ferreira, P., Carneiro, M. P., Miguéis, M. L., Soares, S., & Esteves, F. (2006). Jogos de computador violentos e seus efeitos na hostilidade, na ansiedade e na activação fisiológica.
  • Arriaga, P., Esteves, F., Carneiro, P. & Monteiro, M. B. (2006). Violent computer games and their effects on state hostility and physiological arousal.
  • Arriaga, P., Esteves, F. & Monteiro, M. B. (2004). Estudo psicométrico de duas medidas no âmbito da agressão humana.
  • Robalo, S., Frere, C., Carneiro, P., Ferreira, P. A., Flykt, A., & Esteves, F. (2003). Emotional responses to food-related pictures in young female subjects. Journal of Psychophysiology, 17(1), 51-51.
  • Arriaga Ferreira, P., Carneiro, P., Esteves, F. (2003). Does physiological arousal have a mediating influence on the relationship between playing a violent game and state hostility? Journal of Psychophysiology, 17 (1), 45-46.
  • Arriaga. P., Costa, F., & Taborda, J. (2003). Atitudes de adolescentes face à doença mental
  • Arriaga. P. (2003). Violência (ir)real? Contributo para uma reflexão acerca do impacto da violência dos jogos electrónicos nas crianças e nos jovens
  • Arriaga Ferreira, P., Amaral, J., Pais Ribeiro, J., & Coelho-Moos, E. (2002). Controlo metabólico da diabetes e sua associação com a qualidade de vida. In I. Leal , I. P. Cabral, & J. L. P. Ribeiro, Actas do 4º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp. 263-269). Lisboa: ISPA.
  • Arriaga Ferreira, P., Amaral, J., Pais Ribeiro, J., & Coelho-Moos, E. (2002). Controlo metabólico da diabetes e sua associação com a qualidade de vida. In I. Leal , I. P. Cabral, & J. L. P. Ribeiro, Actas do 4º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp. 263-269). Lisboa: ISPA.
  • Arriaga Ferreira, P. , Silva, A., & Esteves, F. (2001). Os efeitos de um jogo de computador nas aptidões perceptivas e espaciais
  • Arriaga-Ferreira, P., & Ribeiro, J. L. P. (2001). The relationship between playing violent electronic games and aggression in adolescents.
  • Arriaga Ferreira, P., & Pais Ribeiro, J. L. (2000). Os jogos electrónicos na adolescência: estudo das diferenças entre sexos. In R. P. Pérez (Ed.), Redes, multimedia y desenõs virtuales (pp. 519-528). Oviedo: Universidad de Oviedo.
  • Violência nos videojogos e a agressividade
  • Arriaga Ferreira, P. (2000). Reflexão sobre as estruturas sociais de apoio à criança: a especificidade das famílias de acolhimento
  • Ferreira, P. A., Carneiro, M. P., Migueis, L., Soares, S., & Esteves, F. (1999). Effect of playing violent computer games on physiological arousal, anxiety, and hostility. Psychophysiology, 36, S28-S28.
  • Fernandes, S., Arriaga, P., & Esteves, F. (in press). Using an educational multimedia application to prepare children for outpatient surgeries. Health Communication. Advance online publication. doi: 10.1080/10410236.2014.896446;
  • Miguel, A. A., & Arriaga Ferreira, P. (2000). Satisfação com o suporte social e percepção materna em mães toxicodependentes e mães não-toxicodependentes. In J. L. P. Ribeiro, I. Leal, & M. R. Dias, Actas do 3º Congresso Nacional de Psicologia da Saúde (pp. 41-53). Lisboa: ISPA.
  • Arriaga, P., Franco, A., Campos, P., & Baptista, A. (2008). Indução de emoções através de excertos musicais. In XIII Actas de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. [CD]
  • Esteves, F., Carneiro, P., Arriaga Ferreira, P., & Rosa, B. (2000/2001). Psicologia Experimental – passado, presente e futuro
Contactos
Email:Patricia.Arriaga@iscte.pt
Extensão:217650219
Gabinete:AA1.13

CV
Paula Campos Invited Senior Assistant
Qualificações
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Contactos
Email:Paula.Campos@iscte.pt
Extensão:217903278
Gabinete:D2.06

CV
Pedro Rosa Invited Assistant Professor
Contactos
Email:Pedro_Joel_Rosa@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Ricardo Borges Rodrigues Invited Assistant Professor
  • Director do Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais
Qualificações
  • Doutoramento em Doutoramento em Psicologia Social e das Organizações, ISCTE-IUL
  • Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações, ISCTE-IUL

Áreas de investigação
  • Relações Intergrupais
  • Normas e atitudes sociais
  • Preconceito e Discriminação Raciais na Infância
  • Atitudes explícitas e implícitas
Principais publicações:
  • Rodrigues, R. B., Monteiro, M. B., & Rutland, A. (no prelo) Cada cabeça, duas sentenças: Reconhecimento e saliência de normas sociais conflituantes e expressão de avaliações raciais na infância In C. Pereira & R. Costa-Lopes (Eds.), Normas e Comportamento social.
  • Conflicting social norms and White Portuguese children’s expression of intergroup racial attitudes: A Socio-Normative Developmental Model
  • Rodrigues, R. B., Monteiro, M. B., & Rutland, A. (no prelo). O que pensam e dizem crianças portuguesas “Brancas” sobre grupos “raciais”? O papel de duas normas grupais conflituantes na expressão e inibição do preconceito na infância. In J. H. António & V. Policarpo (Eds.), Os imigrantes e a imigração aos olhos dos Portugueses: Manifestações de preconceito e perspectivas sobre a inserção de imigrantes (pp. 185-242). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Monteiro, M. B., França, D. X., & Rodrigues, R. (2009). The development of intergroup bias in childhood: How social norms can shape children's racial behaviours. International Journal of Psychology, 44, 29-39.
  • Oliveira, J. M., Amâncio, L., Rodrigues, R. & Fouto, S. (2003). Representações sociais dos direitos das mulheres na legislação internacional e portuguesa. Actas da III Jornada Internacional e 1ª Conferência Brasileira em Representações Sociais, 1131-1152. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Monteiro, M. B., Esteves, F. G., Calheiros, M. M., Feddes, A. R., Correia, R. S., Morais, M. R., Rodrigues, R., & Justo, M. (2009). Socio-cognitive models of social inclusion - preventing early inter-ethnic discrimination. Actas da IRIS Conference Changing Practices in Inclusive Schools, Évora.
  • Rodrigues, R. B., Monteiro, M. B., & Rutland, A. (2010). Cada cabeça, duas sentenças: Aprendizagem e activação das normas anti-racista e do favoritismo endogrupal ao longo da infância e avaliações inter-raciais em crianças Brancas de origem Lusa. In C. Nogueira, I. Silva, L. Lima, A. T. Almeida, R. Cabecinhas, R. Gomes, C. Machado, A. Maia, A. Sampaio & M. C. Taveira (Eds.), Actas do VII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia (pp. 3459-3470).
  • Rodrigues, S., Vinagre, G., Vieira, M., & Rodrigues, R. B. (2009). Cuidados parentais à criança hospitalizada em situação de doença aguda. Referência, II Série (10 - Suplemento), 247.
Contactos
Email:ricardo.rodrigues@iscte.pt
Extensão:217903007
Gabinete:D2.26

CV
Ricardo Jorge Lopes Invited Senior Assistant
Contactos
Email:Ricardo.Jorge.Lopes@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Rita Isabel Jerónimo Assistant Professor
  • Coordenador da unidade curricular Competências Académicas II
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Principais publicações:
  • On the relation between spontaneous trait inferences and intentional inferences: An inference monitoring hypothesis.
Contactos
Email:rita.jeronimo@iscte.pt
Extensão:217903214
Gabinete:AA1.14

CV
Rute Sandra Agulhas Invited Senior Assistant
Qualificações
  • Pós-Graduação em Terapia Familiar e Sistémica, Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e Sistémica
  • Licenciatura em Psicologia, FPCE-UL

Contactos
Email:Rute_Sandra_Agulhas@iscte.pt
Extensão:217903933
Gabinete:D5.08

CV
Sibila Marques Assistant Professor
Contactos
Email:Sibila.Marques@iscte.pt
Extensão:217650601
Gabinete:AA1.12

CV
Sofia Madureira Invited Senior Assistant
Contactos
Email:Sofia.Madureira@iscte.pt
Extensão:-
Gabinete:-

CV
Sónia Bernardes Assistant Professor
  • Coordenador da unidade curricular Psicologia da Saúde e Clínica
  • Director da Licenciatura em Psicologia
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Mestrado em Psicologia Social e Organizacional, ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
  • Licenciatura em Psicologia, Faculdade Psicologia Ciências da Educação - UL

Áreas de investigação
  • Determinantes sociais da saúde
  • Género e saúde, em geral, e dor, em particular
  • Preditores dos enviesamentos nos julgamentos e decisões clínicas de profissionais de saúde
  • Dor e envelhecimento
  • Estereótipos e saúde
  • Iniquidades na Saúde
Principais publicações:
  • Bernardes, S. F (2010). Sobre a Contextualidade dos Enviesamentos de Sexo nos Julgamentos de Dor. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian/ Fundação para a Ciência e Tecnologia
  • Bernardes, S.F., Lima, M.L., & Paulino, P. (2010). Do estoicismo face à dor: Uma teoria enraizada sobre as expectativas de papel de género de leigo/as e enfermeiro/as. In M. N. Strey, C. Nogueira, & M.R. Azambuja (Orgs.). Gênero e saúde: diálogos Ibero-Brasileiros (pp. 79-113). Porto Alegre: EDIPUCRS. (Coleção Gênero e Contemporaneidade, v.6)
  • Bernardes, S. F. (2009). Existirão enviesamentos de sexo nos julgamentos de dor de enfermeiro/as? Sim…mas nem sempre. Dor (organismo de expressão oficial da Associação para o Estudo da Dor- APED), 1, 34-40
  • Bernardes, S., Lima, L., & Paulino, P. (2005). O Optimismo Comparativo face à Saúde: Da Infância à Adolescência. Psychologica, 39, 207-225
  • Bernardes, S.F., & Lima, M.L. (2008). Questionário de crenças de controlo face à saúde (QCCS): Processo de desenvolvimento e validação de um instrumento. Laboratório de Psicologia, 6, 1, 91-106
  • Bernardes, S.F., Jácome, F., & Lima, M.L. (2008). Questionário de expectativas de papel de género face à dor: estudo psicométrico e de adaptação do GREP para a população portuguesa. Análise Psicológica, 26, 1, 121-133
  • Bernardes, S., & Lima, L. (2005). Otimismo comparativo e percepções de controle face à saúde na adolescência: Existirão diferenças etárias? Estudos de Psicologia (ufrn), 10, 3, 335-344
  • Bernardes, S., & Lima, L. (2006). Age Differences in Control Beliefs Regarding Health: Control, Strategy and Capacity. British Journal of Health Psychology, 11, 357-371
  • Bernardes, S.F., Keogh, E., Lima, M.L. (2008). Bridging the gap between pain and gender research: A selective literature review. European Journal of Pain, 12, 427-440
  • Bernardes, S.F., & Lima, M.L. (2010). Being less of a man or less of a woman: Perceptions of chronic pain patients’ gender identities. European Journal of Pain, 14, 194-199
  • Bernardes, S.F., & Lima, M.L. (2011). A contextual approach on sex-related biases in pain judgments: The moderator effects of medical evidence and patients’ distress cues on nurses’ judgments of chronic low-back pain. Psychology & Health.
Contactos
Email:sonia.bernardes@iscte.pt
Extensão:217650215
Gabinete:AA1.10

CV
Susana Fonseca Carvalhosa Assistant Professor
Qualificações
  • Doutoramento em Psicologia, University of Bergen - Noruega
  • Mestrado em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia
  • Licenciatura em Educação Especial e Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana - UTL

Áreas de investigação
  • Prevenção do bullying em contexto escolar
  • Desenvolvimento comunitário
  • Promoção da saúde
Principais publicações:
  • Carvalhosa, S. F. (2011). Um modelo ecológico para a prevenção do bullying nas escolas. In A. Barbosa, L. Lourenço, & B. Pereira (Eds.). Bullying: Conhecer & intervir.
  • Carvalhosa, S. F., Domingos, A., & Sequeira, C. (2010). Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções. Análise Psicológica, 28 (3), 477-490.
  • Carvalhosa, S. F. (2010). Prevenção da violência e do bullying em contexto escolar. Lisboa: Climepsi Editores.
  • A situação do bullying nas escolas portuguesas
  • Carvalhosa, S. F. (2009). Prevention of bullying in schools: An ecological model. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 1 (4), 129-134.
  • Carvalhosa, S. (2008). Prevention of bullying in schools: an ecological model. Faculdade de Psicologia, Universidade de Bergen, Noruega.
  • Carvalhosa, S., & Ornelas, J. (Org.) (2007). GerAcções: Intervenção comunitária em Santa Maria de Belém. Lisboa: JFSMB.
  • Carvalhosa, S. F., Moleiro, C., & Sales, C. (2009). Violence in Portuguese schools. International Journal of Violence and School, 9, 57-78.
Contactos
Email:Susana.Carvalhosa@iscte.pt
Extensão:217650224
Gabinete:2S21

CV
Sven Waldzus Associate Professor with aggregation
  • Coordenador da unidade curricular Métodos Avançados de Investigação em Psicologia
Qualificações
  • Agregação em Psicologia, ISCTE-IUL
  • Doutoramento em Psicologia, Universitat Jena
  • Mestrado em Psicologia, Universitat Jena

Contactos
Email:sven.waldzus@iscte.pt
Extensão:217650217
Gabinete:AA1.11

CV
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